Glossário Roupa de Cama – Tudo o que precisa de saber

Os termos e significados da roupa de cama nem sempre são fáceis de acompanhar! E se está apenas agora a entrar neste mundo incrivelmente grande, este glossário poderá ser muito útil.

TC (thread count) – número de fios usado em cada polegada, vertical e horizontalmente, para tecer o tecido final. A qualidade da roupa de cama é normalmente avaliada pelo número de fios (ou TC), sendo que quanto maior for esse número, maior é a qualidade do tecido.

Easy care – na roupa de cama, este termo refere-se a tecidos que obrigam a muito pouca ou nenhuma manutenção em termos de lavagem e passar a ferro.

Seersucker – tecido em algodão que tem a característica de ter a superfície frisada e enrugada.

Estampado digital – diferente do estampado rotativo tradicional, permite um uso ilimitado de cores (o estampado rotativo tem um limite de cores por desenho) e dá um aspeto mais realista ao estampado, uma vez que o desenho fica exatamente igual ao criado digitalmente.

Fios tintos – um tipo de fio que é tingido antes de ser tecido, criando um aspeto diferente do tecido acabado que é tingido só depois.

Lavagem industrial – uma lavagem especial, feita em lavandaria industrial, com a finalidade de quebrar algumas fibras do tecido, de modo a que fique mais macio e que seja de menor manutenção, quase não precisando de ser passado a ferro.

Overdye – processo de tingimento que pode significar dois tingimentos ou um tingimento feito por cima de um estampado, dando aspetos totalmente diferentes ao mesmo tecido.

Chenille – tecido texturizado e caracterizado por ser suave, ter um aspeto luxuoso e por adicionar volume/dimensão. É normalmente feito através de algodão ou lã, no entanto, também pode ser usado acrílico ou rayon.

Jacquard – este tipo de tecelagem cria um tecido texturizado e complexo, muito usada em tapeçarias, brocados e tecidos de damasco.

Matelassé – um tecido macio, feito através de jacquard, com uma superfície enrugada que adiciona textura e dimensão. Muito usado para colchas.

Afitado – tipo de acabamento usado para colchas ou edredões. Pedaço estreito de tecido cosido para esconder bainhas ou dar um acabamento à peça.

Piping – “faixa” decorativa usada para fazer bainhas ou simplesmente para dar destaque à peça. Pode ser feito com o mesmo tecido da peça ou um tecido diferente.